Topo

UE diz que não renegociará acordo do Brexit, mas aceita facilitar ratificação

AFP
Imagem: AFP

10/12/2018 16h49

 O presidente do Conselho Europeu, Donald  Tusk, garantiu nesta segunda-feira (10) que a União Europeia (UE) não renegociará o acordo de saída do Reino Unido do bloco comunitário, mas disse que está disposto a discutir como facilitar sua ratificação por Londres.

"Não renegociaremos o acordo, incluindo a salvaguarda (para a Irlanda do Norte), mas estamos dispostos a discutir como facilitar a ratificação ao Reino Unido", disse Tusk em sua conta no Twitter.

O presidente do Conselho, instituição que representa os países da UE, afirmou que organizará uma sessão sobre o Brexit na próxima quinta-feira, durante a cúpula de líderes da UE que será realizada em Bruxelas e na qual não estava previsto abordar o "divórcio" entre o Reino Unido e o bloco comunitário.

"O tempo está acabando. Também discutiremos sobre a preparação para um cenário de desacordo", acrescentou Tusk.

A reação do presidente do Conselho Europeu foi divulgada depois que a primeira-ministra britânica, Theresa May, adiou a votação sobre o acordo do Brexit alcançado entre seu governo e a UE para buscar "garantias adicionais" em Bruxelas sobre a Irlanda do Norte.

A chefe do governo britânico antecipou que dialogará com os líderes da União Europeia antes da cúpula desta semana para tentar esclarecer os termos do mecanismo de salvaguarda previsto para evitar uma fronteira na ilha da Irlanda.

Fontes europeias não descartaram que a primeira-ministra britânica se encontre antes da cúpula de quinta e sexta-feira em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se dirigirá amanhã ao Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária em Estrasburgo, na França.