Mais de 82 mil pessoas celebraram último aniversário de Akihito como imperado
Tóquio, 24 dez (EFE).- Mais de 82 mil pessoas - um número recorde - foram ao Palácio Imperial, em Tóquio, neste domingo para celebrar os 85 anos de Akihito, o último dele como imperador antes de abdicar em 2019.
Akihito, a esposa, a imperatriz Michiko, o príncipe herdeiro Naruhito, a mulher dele, Masako, e outros membros da família imperial foram saudar os cidadãos da varanda do palácio em três ocasiões e foram recebidos com gritos de "banzai" (vida longa).
Ao todo, 82.850 pessoas foram felicitar o imperador no último aniversário do seu reinado, conforme dados divulgados nesta segunda-feira pela agência da casa imperial do Japão. Esse número é 58,4% superior ao de 2017, quando 52.300 pessoas foram ao palácio imperial.
No dia dos seus 85 anos, Akihito expressou condolências aos afetados por uma série de desastres naturais que atingiram o país em 2018 e se mostrou "feliz em ver tanta gente" por ocasião do seu aniversário. O imperador ainda desejou que 2019 seja "um ano brilhante e bom" para todos.
Ontem foi a penúltima vez em que Akihito apareceu como chefe de Estado para o povo japonês. A última será na tradicional saudação de Ano Novo, em 2 de janeiro, quando a quantidade de gente deve ser ainda maior.
Para o evento do domingo, a agência da casa imperial instalou pela primeira vez dois telões para que todas as pessoas pudessem ver o imperador. A participação na celebração do aniversário de Akihito aumentou desde agosto de 2016, quando ele afirmou o desejo de abdicar.
O imperador deixará o cargo em 30 de abril. No dia seguinte, o seu primogênito o sucederá em um ritual a portas fechadas.
A cerimônia oficial de ascensão ao trono do novo imperador acontecerá em 22 de outubro, em um ato no palácio, com a presença de convidados e delegações de todo o mundo. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.