Topo

Juan Guaidó agradece apoio internacional após se autoproclamar presidente

24/01/2019 00h26

Caracas, 23 jan (EFE).- O chefe do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, agradeceu nesta quarta-feira o apoio que recebeu do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros governos e instituições do mundo após sua autoproclamação como presidente interino da Venezuela.

"De parte de toda a Venezuela, agradeço seu compromisso de respaldar a vontade do povo venezuelano", disse, através da sua conta do Twitter, em resposta à mensagem de reconhecimento à sua autoproclamação que Trump enviou na mesma rede social.

Ele também respondeu ao mandatário do Chile, Sebastián Piñera, que disse não apenas respaldar Guaidó como presidente encarregado e o apoiava em sua "missão de recuperar a democracia" e os direitos humanos, mas também pediu "eleições livres".

"Estamos gratos pelo reconhecimento que ele dá hoje ao povo venezuelano e seu compromisso com o respeito aos direitos humanos e a recuperação do estado de direito de nossa nação", disse Guaidó.

Além disso, agradeceu aos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benitez.

Aos presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk e da Eurocâmara, Antonio Tajani, também manifestou seu agradecimento por apoiar "a luta pela democracia" na Venezuela.

Guaidó se autoproclamou hoje como presidente interino da Venezuela no encerramento de uma manifestação realizada em Caracas para rejeitar o segundo mandato de Nicolás Maduro, a quem os opositores consideram "ilegítimo" por ter sido eleito em um pleito considerado por eles de fraudulento.

O governo de Maduro reagiu pedindo à Justiça que atue contra o avanço do Parlamento e sua direção e que rompa relações diplomáticas com os Estados Unidos, a quem acusam de orquestrar este plano da oposição. EFE