Turquia denuncia "tentativa de golpe" na Venezuela
Istambul, 25 jan (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta sexta-feira que uma tentativa de golpe está acontecendo na Venezuela e advertiu que Ancara jamais ficará ao lado dos "golpistas".
"Onde quer que haja um golpe militar, estaremos contra. No Egito, deram um golpe contra Mursi e estivemos contra. Hoje, há uma tentativa de golpe na Venezuela. Jamais estaremos ao lado daqueles que organizam golpes. Nós respeitamos os votos na democracia", declarou Erdogan.
O presidente turco já havia mostrado apoio ontem ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e criticou o fato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reconhecido o presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como chefe de Estado interino do país.
O líder turco disse ontem que conversou por telefone com Maduro para lhe manifestar pessoalmente o seu apoio e aconselhá-lo, para que não "cedesse a eventos não democráticos".
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, advertiu que apoiar Guaidó poderia provocar o "caos na Venezuela" e o isolamento do país.
Assim, a Turquia se posiciona contra Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino do país ao não reconhecer o segundo mandato de Maduro, iniciado há duas semanas.
O país eurasiático é um grande fornecedor de alimentos e outros bens para a Venezuela e, além disso, começou a refinar e certificar o ouro venezuelano.
Os dois países anunciaram no ano passado projetos de cooperação para a exploração de carvão e ouro.
Caracas e Ancara também negociam investimentos turcos na indústria petrolífera da Venezuela, o país com as maiores reservas petrolíferas do planeta. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.