Topo

Ministro iraniano critica interferência dos EUA na Venezuela e apoia Maduro

24/02/2019 14h01

Teerã, 24 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, criticou neste domingo a interferência americana na Venezuela e reiterou seu apoio ao governo de Nicolás Maduro, em reunião realizada em Teerã com o vice-chanceler venezuelano, Rubén Darío Molina.

Segundo um comunicado da Chancelaria iraniana, Molina informou Zarif sobre os últimos eventos na Venezuela, onde a tensão aumentou nas fronteiras com o Brasil e com a Colômbia, após Caracas impedir a entrada da ajuda humanitária internacional.

O ministro iraniano rejeitou "qualquer interferência estrangeira" na Venezuela e apoiou a proposta de Maduro de manter conversas políticas entre o governo e a oposição para resolver a crise.

Tanto Zarif quanto Molina condenaram "as medidas intrometidas do governo americano nos assuntos internos da Venezuela e de outros países latino-americanos", acrescentou a nota.

Os dois ressaltaram que ameaçar usar a força contra a Venezuela, como fizeram os EUA, é "uma medida condenada ao fracasso que viola o direito internacional e a Carta das Nações Unidas".

As relações entre Irã e Venezuela são muito estreitas desde o governo de Hugo Chávez, dada a oposição mútua aos EUA. EFE