Topo

Governo cazaque anuncia ajuda de US$ 5 bilhões para cidadãos com baixa renda

27/02/2019 10h44

Astana, 27 fev (EFE).- O Governo do Cazaquistão dará ajudas aos cidadãos com poucos recursos econômicos e para isso disponibilizou um montante total de US$ 5,29 bilhões, anunciou nesta quarta-feira o presidente do país centro-asiático, Nursultan Nazarbayev.

"É importante impulsionar medidas que busquem aumentar o bem-estar da população", disse Nazarbayev ao inaugurar a sessão do partido governamental "Nur Otan" realizada por ocasião do 20° aniversário de sua fundação.

O presidente disse que o programa de ajudas sociais será implementado durante os próximos três anos.

A situação econômica no país foi o tema principal da sessão realizada poucos dias depois da destituição do Governo cazaque.

Nazarbayev anunciou na semana passada sua decisão de remodelar o Executivo pela má gestão econômica.

O líder cazaque lembrou que tinha encomendado ao Governo anterior que fixasse como uma de suas prioridades o aumento dos ingressos e a melhoria do nível de bem-estar da população, tarefas que não foram cumpridas.

Após destituir o Executivo, Nazarbayev prometeu que o novo gabinete tomaria "medidas efetivas" para avançar na missão encarregada aos seus antecessores.

Neste sentido, ao se dirigir aos membros da governante "Nur Otan", que controla o Parlamento com maioria absoluta, lembrou que o Cazaquistão enfrenta eleições presidenciais e parlamentares em 2020, e deve "assegurar a confiança das pessoas".

Nazarbayev advogou por uma política social equilibrada e advertiu que ele mesmo controlará que os recursos estatais. EFE