PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Bolsonaro chega à Casa Branca para se reunir com Trump

19/03/2019 13h31

Washington, 19 mar (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro chegou nesta terça-feira à Casa Branca para se reunir pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem planeja falar sobre comércio, investimentos e a situação na Venezuela.

Bolsonaro cumprimentou Trump na entrada da Ala Oeste, e ambos seguiram rumo ao Salão Oval para um encontro bilateral após o qual concederão uma entrevista coletiva conjunta.

"A visita do presidente Bolsonaro, do Brasil, é uma oportunidade potencialmente histórica para mudar o rumo das relações entre nossos países, as duas maiores democracias das Américas", disse John Bolton, assessor de segurança nacional do governo americano, antes da chegada do presidente brasileiro.

Bolsonaro sempre ressaltou a afinidade com Trump e espera-se que ambos debatam a situação na Venezuela, onde os dois países reconhecem Juan Guaidó, presidente do Parlamento venezuelano, como o legítimo governante do país.

Espera-se que na visita sejam assinados acordos de salvaguardas tecnológicas para que empresas americanas lancem foguetes transportadores de satélites a partir da base de Alcântara, no Maranhão, além de pactos de facilitação comercial.

Antes de comparecer à Casa Branca, Bolsonaro se reuniu na Blair House - onde está hospedado e que é a residência dos convidados do presidente dos Estados Unidos dentro do complexo da Casa Branca - com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Ontem, Bolsonaro visitou a sede da CIA e depois participou de uma conferência na Câmara de Comércio dos EUA.

Espera-se que hoje o presidente brasileiro visite o cemitério nacional de Arlington, nos arredores de Washington, e se reúna com líderes religiosos americanos antes de retornar a Brasília. EFE

Internacional