Topo

Em petição online, quase 3 milhões de britânicos pedem a revogação do Brexit

O manifestante pró-UE, Steve Bray em frente o parlamento de Londres. Em seus cartazes, os dizeres "parem a bagunça do Brexit" e "As coisa mudaram. É hora de reavalia-las" - Ben Stansall/AFP
O manifestante pró-UE, Steve Bray em frente o parlamento de Londres. Em seus cartazes, os dizeres 'parem a bagunça do Brexit' e 'As coisa mudaram. É hora de reavalia-las" Imagem: Ben Stansall/AFP

22/03/2019 07h09

Cerca de 2,9 milhões de pessoas, através de uma petição online, solicitaram ao governo britânico que revogue o Artigo 50 do Tratado de Lisboa e que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE).

A iniciativa, que pode ser assinada eletronicamente por cidadãos britânicos e pessoas residentes no país, acumulou um total de 2.971.394 assinaturas até o momento. Dessas, cerca 1,5 milhão foram feitas nas últimas 24 horas.

A petição, que começou em fevereiro através de Margaret Anne Georgiadou, se tornou viral nas redes causando quedas no servidor do site do Parlamento durante toda a quinta-feira.

"O governo afirma repetidamente que deixar a UE é 'a vontade do povo'. Precisamos acabar com essa afirmação demonstrando a força que o apoio público tem agora para ficar na UE", diz o texto.

De acordo com a regulamentação dos pedidos públicos ao Governo e ao Parlamento através da Internet, aqueles que atingirem mais de 10 mil assinaturas receberão uma resposta do Executivo, enquanto aqueles que excederem 100 mil serão considerados para debate.

A petição já excedeu os dois números e seu organizador aguarda tanto a resposta do governo quanto a opção a ser debatida, embora o resultado dessa discussão, em qualquer caso, não signifique qualquer mudança legislativa.

No entanto, o governo não parece estar indo nessa direção, já que na próxima semana tentará pela terceira vez que seu acordo do Brexit vá em frente no Parlamento Britânico para poder deixar a UE antes do próximo dia 22 de maio.

Parlamento britânico aprova adiamento do Brexit

Band Notí­cias