PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Milhares de pessoas protestam em Podgorica contra governo de Montenegro

30/03/2019 21h14

Belgrado, 30 mar (EFE).- Milhares de pessoas saíram às ruas de Podgorica neste sábado para protestar contra as autoridades de Montenegro, que são acusadas de corrupção, informou a agência local "Mina".

"Resista!" foi o lema desta e de outras manifestações similares que um grupo de ativistas apoiado pelos partidos da oposição organiza desde o mês passado.

Os manifestantes exigem as demissões do presidente do país, Milo Djukanovic, e do primeiro-ministro, Dusko Markovic, assim como dos principais promotores. Além disso, pedem uma investigação sobre um suposto financiamento ilegal das campanhas eleitorais do governante Partido Democrático dos Socialistas (DPS).

No início do protesto, deputados opositores assinaram um "Acordo sobre o Futuro", que pede a formação de um governo transitório que prepare as condições para eleições "justas".

Recentemente, a Promotoria lançou uma investigação contra um importante funcionário do DPS suspeito de ter recebido milhares de euros de um empresário para o financiamento da campanha para as eleições parlamentares de 2016. Liderado por Djukanovic, o DPS, que domina a cena política de Montenegro há quase 30 anos, acusa à oposição de recorrer à rua para chegar ao poder.

Montenegro, um pequeno país de 620 mil habitantes, é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde 2017 e negocia a entrada na União Europeia (UE). EFE

Internacional