Topo

Kim Jong-un parte para a Rússia de trem para se reunir com Putin

23/04/2019 19h05

Seul, 24 abr (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, partiu nesta quarta-feira (data local) em um trem para a cidade russa de Vladivostok para se reunir ali com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, segundo informaram meios de comunicação norte-coreanos.

Segundo a agência "KCNA", Kim partiu de Pyongyang nesta madrugada para a Rússia, sem detalhar a cidade à qual chegará e o motivo principal da sua visita. A agência também publicou uma fotografia do líder norte-coreano cumprimentando pessoas com um trem às suas costas.

O Kremlin já anunciou que Putin e Kim Jong-un se reunirão pela primeira vez nesta quinta-feira, em meio à estagnação dos contatos entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos para conseguir a desnuclearização da península coreana.

A "KCNA" indica que no trem "especial" no qual viaja a delegação norte-coreana se encontra, entre outros, o ministro de Relações Exteriores, Ri Yong-ho.

Também fazem parte da delegação os vice-presidentes do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Phyong Hae e O Su Yong.

Por outro lado, a "KCNA" não informou quanto tempo Kim demorará para realizar seu trajeto até o destino russo que não especificou, mas a agência sul-coreana "Yonhap" calcula que levará cerca de 20 horas para chegar a Vladivostok.

Segundo informou a agência oficial russa "RIA Novosti", o trem que leva Kim a Vladivostok chegará primeiro à cidade de Khasan, na fronteira entre a Rússia e a Coreia do Norte, e passará por Ussuriysk antes de chegar ao seu destino final. EFE