Topo

Kim Jong-un chega na Rússia e diz estar feliz por visitar o país

24/04/2019 01h34

Vladivostok (Rússia), 24 abr (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mostrou-se nesta quarta-feira estar "feliz" em sua chegada à Rússia, e afirmou que esta, sua primeira visita, não será a última: "é apenas o primeiro passo".

"Estou feliz por estar em solo russo", disse Kim, pouco depois de cruzar de trem a fronteira russo-norte-coreana, citado pela assessoria de imprensa do governo de Krai do Litoral, na Rússia.

O trem blindado do líder norte-coreano chegou às 10h30 (hora local) à estação de Khasan, onde foi recebido pelo vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, e outras autoridades, entre elas o ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente, Aleksandr Kozlov.

"Estamos confiantes de que esta visita será uma lembrança agradável em seu coração", disse Kozlov, ao dar boas-vindas a Kim.

O líder coreano, sempre citado pelo governo de Krai do Litoral, respondeu que esta visita não será a última, mas sim "o primeiro passo".

Espera-se que Kim chegue a Vladivostok nas próximas horas, onde na quinta-feira fará sua primeira cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com o Kremlin, os dois líderes abordarão o problema da desnuclearização da península coreana, questões regionais de segurança e temas bilaterais.

A cúpula foi preparada em meio a um grande sigilo, que Moscou atribuiu a "considerações de segurança". EFE