Topo

Australianos vão às urnas para eleições legislativas

18/05/2019 02h05

Sydney (Austrália), 18 mai (EFE).- Os australianos votam neste sábado com normalidade e com ambiente festivo nas apertadas eleições legislativas, embora as pesquisas deem vantagem ao opositor Partido Trabalhista.

A pesquisa da Newspoll divulgada hoje pelo jornal "The Weekend Australian" mostra que o Partido Trabalhista, com 51,5% das intenções de voto, voltaria ao poder depois de seis anos do governo da Coalizão Liberal-Nacional (48,5%).

Mas o primeiro-ministro australiano, o liberal Scott Morrison, ainda está confiante em vencer e, portanto, continua a fazer campanha nos principais círculos eleitorais nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul.

"Acho que será uma noite longa e como sempre disse, esta eleição será apertada", comentou.

Morrison, que defende a redução de impostos e o incentivo a empresas, ocupa o cargo de primeiro-ministro desde agosto do ano passado, depois de uma revolta interna no Partido Liberal, que desde 2013 mudou de líder em três ocasiões.

Em declarações aos jornalistas, em Melbourne, o trabalhista Bill Shorten prometeu hoje ações imediatas contra a mudança climática, além de melhorar o salário mínimo e anular uma medida que reduza pagamentos extraordinários a milhões de trabalhadores.

Ele disse que sua primeira medida será mediar o aumento de "salários para milhões de australianos", assim como "reverter os cortes para as taxas de penalização".

"Vamos convocar o Parlamento o mais rápido possível para começar as ações contra as mudanças climáticas", acrescentou Shorten.

Os mais de 8 mil colégios eleitorais abriram às 8h (hora local), primeiro no leste da Austrália e depois progressivamente, de acordo com a diferença horária no oeste do país, e fecharão às 18h (hora local).

Serão eleitos 151 deputados da Câmara Baixa, entre 1.056 candidatos e 40 dos 70 senadores, que servem por um período de seis anos na Câmara Alta, entre 458 candidatos. EFE