Topo

Rei da Espanha entra para a mais antiga ordem de cavalaria do Reino Unido

17/06/2019 17h16

Windsor (Reino Unido), 17 jun (EFE).- O rei da Espanha, Felipe VI, tornou-se nesta segunda-feira cavaleiro da Ordem da Jarreteira, a maior honraria concedida pelo Reino Unido, em uma cerimônia solene no Castelo de Windsor, com a presença da rainha Elizabeth II.

Há dois dias de completar cinco anos no trono espanhol, Felipe VI, acompanhado da rainha Letizia, se vestiu com o tradicional manto azul, o chapéu preto com plumas de avestruz e o colar-símbolo da mais antiga ordem da cavalaria britânica.

Felipe VI tornou-se o oitavo rei da Espanha a fazer parte da Ordem da Jarreteira, fundada em 1348 por Eduardo III, como prêmio à lealdade à coroa inglesa. A ordem se inspirou nos valores dos lendários cavaleiros da Távola Redonda, do Rei Artur.

A homenagem a Felipe VI reforça os laços históricos que unem as famílias reais dos dois países, uma tradição que tem se mantido nos 67 anos em que a rainha Elizabeth II está no trono.

O título de cavaleiro da Ordem da Jarrateira também foi concedido hoje ao rei Willem-Alexander, da Holanda.

Seguindo a tradição, a cerimônia solene ocorreu no Salão do Trono, com a presença do príncipes Charles, William e outros integrantes da família real britânica. Depois, todos participaram de um desfile até à capela de São Jorge, onde a rainha Elizabeth deu boas-vindas aos novos integrantes da ordem.

"É um prazer que os companheiros condecorados ocupem seus cargos", disse a monarca britânica, de 93 anos. EFE