Topo

Bolsonaro diz que Mercosul fechou acordo com UE porque mudou sua ideologia

29.jun.2019 - Presidente Jair Bolsonaro chega para coletiva de imprensa conjunta de países europeus e sul-americanos sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia - Charly TRIBALLEAU / AFP
29.jun.2019 - Presidente Jair Bolsonaro chega para coletiva de imprensa conjunta de países europeus e sul-americanos sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia Imagem: Charly TRIBALLEAU / AFP

03/07/2019 14h48

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (3) que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia só foi possível depois que o bloco integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se soltou da sua "orientação ideológica" e se voltou ao livre-comércio.

Durante uma cerimônia militar realizada em São Paulo, Bolsonaro disse que o Mercosul consolidou "um dos acordos mais promissores do mundo".

"Isso aconteceria quando esse grande bloco da América do Sul não se guiasse mais pela orientação ideológica, e sim pela sua orientação de livre-comércio", alegou.

Em discurso no qual apelou para o patriotismo, o presidente fez somente uma breve referência ao acordo assinado na semana passada entre o Mercosul e a União Europeia, depois de 20 anos de negociações.

Apesar das comemorações, o ministro de Transição Ecológica e Solidária da França, François de Rugy, reiterou nesta semana que o acordo "ainda não foi ratificado" e disse que poderá não sair do papel se o Brasil "não respeitar seus compromissos" ambientais.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ressaltou ontem que o governo francês entenderá a importância do pacto.

"Essas declarações muitas vezes se dirigem ao público interno", disse o chanceler em entrevista coletiva.