Bolsonaro diz que Mercosul fechou acordo com UE porque mudou sua ideologia
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (3) que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia só foi possível depois que o bloco integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se soltou da sua "orientação ideológica" e se voltou ao livre-comércio.
Durante uma cerimônia militar realizada em São Paulo, Bolsonaro disse que o Mercosul consolidou "um dos acordos mais promissores do mundo".
"Isso aconteceria quando esse grande bloco da América do Sul não se guiasse mais pela orientação ideológica, e sim pela sua orientação de livre-comércio", alegou.
Em discurso no qual apelou para o patriotismo, o presidente fez somente uma breve referência ao acordo assinado na semana passada entre o Mercosul e a União Europeia, depois de 20 anos de negociações.
Apesar das comemorações, o ministro de Transição Ecológica e Solidária da França, François de Rugy, reiterou nesta semana que o acordo "ainda não foi ratificado" e disse que poderá não sair do papel se o Brasil "não respeitar seus compromissos" ambientais.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ressaltou ontem que o governo francês entenderá a importância do pacto.
"Essas declarações muitas vezes se dirigem ao público interno", disse o chanceler em entrevista coletiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.