Topo

Tornado no nordeste da China deixa 6 mortos e quase 200 feridos

04/07/2019 02h18

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 190 ficaram feridas após a passagem de um forte tornado pela cidade de Kaiyuan, localizada na província de Liaoning, no nordeste da China, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pela imprensa local.

Com ventos que ultrapassaram os 82 km/h, o tornado alcançou a cidade às 17h10 (hora local) de ontem, arrasou um parque industrial e rumou para o sul de Kaiyuan, onde desapareceu após cerca de 15 minutos.

Durante esse período, acompanhado de chuva e granizo, o tornado causou danos em blocos de casas e fábricas, além de afetar o fornecimento de eletricidade, que ainda não foi completamente restabelecido.

As imagens do evento, coletadas pela emissora de televisão chinesa "CCTV", mostram veículos tombados, vários postes elétricos arrancados do chão e fachadas de prédios destruídas após a passagem do tornado, de tamanho e violência consideráveis.

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 190 ficaram feridas após a passagem de um forte tornado pela cidade de Kaiyuan, localizada na província de Liaoning, no nordeste da China - STR / AFP - STR / AFP
Pelo menos seis pessoas morreram e outras 190 ficaram feridas após a passagem de um forte tornado pela cidade de Kaiyuan, localizada na província de Liaoning, no nordeste da China
Imagem: STR / AFP

"As janelas da nossa casa foram totalmente destruídas, embora no final não tenhamos sofrido muitos prejuízos", disse uma moradora do município, acrescentando que, no caso de uma das famílias mais afetadas, "o tornado entrou na sua casa e arrancou todas as portas dos quartos".

Além dos danos em áreas residenciais, pelo menos uma dúzia de fábricas foram danificadas e severamente afetadas no parque industrial, com a dispersão de "todos os tipos" de maquinário pesado, disse a "CCTV".

As autoridades locais continuam fazendo um balanço dos prejuízos e informaram do resgate de 210 moradores, enquanto os esforços agora estão concentrados em "restabelecer o serviço elétrico o mais rápido possível". EFE