Topo

EUA e Rússia tentam reduzir "mal-entendido" em questão de segurança

17/07/2019 15h09

Genebra, 17 jul (EFE).- Funcionários do alto escalão de Estados Unidos e Rússia se reuniram nesta quarta-feira em Genebra para tentar "reduzir os mal-entendidos e percepções equivocadas" em assuntos-chave relacionados com defesa e segurança, informou a missão diplomática americana na cidade suíça.

Entre os temas abordados pela delegação americana, que foi liderada pelo subsecretário de Estado, John Sullivan, estavam as estratégias de Segurança Nacional e de Defesa Nacional do país, assim como seu posicionamento em questões nucleares e de mísseis balísticos.

Sullivan também abordou com o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, a visão do presidente Donald Trump sobre "a nova direção que deve ser adotada para o controle de armas nucleares com Rússia e China", segundo a missão diplomática americana.

A delegação dos EUA deixou claro que é necessário um compromisso sobre "o cumprimento pleno e verificável" do tratado que regulamenta essas questões para que se consiga um controle efetivo de armas, afirmou Washington em comunicado.

Os EUA também expressaram preocupação com o desenvolvimento e o desdobramento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, assim como por sua "falta de transparência" em relação às obrigações que assumiu através de diversos tratados. EFE