Topo

Macri faz oferenda a "mãe Terra" e pede safra abundante para a Argentina

01/08/2019 18h29

Buenos Aires, 1 ago (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, fez nesta quinta-feira uma oferenda a Pachamama, a "mãe Terra" para os povos que vivem no noroeste do país, e pediu uma "safra abundante" para os argentinos.

"Sou Mauricio Macri e venho de Buenos Aires", disse o líder à Pachamama, ajoelhado ao lado da esposa, Juliana Awada, em frente a um buraco aberto na terra.

Cercado de representantes das comunidades originárias da Quebrada de Humahuaca, na província de Jujuy, no norte do país, Macri, que tentará se reeleger nas eleições presidenciais de outubro, fez seus pedidos à "mãe Terra".

"Pedimos que siga junto de nós, nos ajudando, que tenhamos uma safra abundante para todos os argentinos e que possamos seguir em frente, construindo esta Argentina que todos queremos, em paz, em harmonia e com trabalho para todos", pediu o presidente.

Depois, ainda ajoelhados, Macri e a primeira-dama colocaram as oferendas de alimentos e bebidas no buraco aberto na terra.

O ritual realizado pelo casal presidencial é uma cerimônia tradicional que os povos originais da região andina realizam em agosto para agradecer à "mãe Terra" pela fertilidade.

Segundo a tradição, eles devem fazer oferendas como comidas, bebidas e folhas de coca à Pachamama. Tudo deve ser depositado em um buraco feito no chão, que garantirá uma boa colheita na próxima safra. EFE