Parlamento britânico terá sessão no sábado para votação do Brexit
O Parlamento do Reino Unido aprovou nesta quinta-feira a convocação de uma sessão extraordinária para o sábado (19), com a expectativa de que o primeiro-ministro, Boris Johnson, submeta à votação o novo acordo do Brexit.
A moção apresentada pelo governo para tentar ratificar o tratado de saída do país da UE (União Europeia) será emendável e os deputados não terão um prazo para debatê-la.
Essa disposição abre a porta para que os parlamentares tentem aprovar a convocação de um referendo de confirmação sobre o acordo ou obrigar o governo a solicitar a Bruxelas uma prorrogação do Brexit para depois de 31 de outubro, mesmo com o pacto aprovado.
Johnson ainda não conta com uma maioria assegurada que apoie o tratado na Câmara dos Comuns (a câmara baixa do Parlamento), que no começo do ano rejeitou três vezes o acordo elaborado pela então primeira-ministra, Theresa May. Mesmo assim, o governo diz acreditar que desta vez terá uma maioria suficiente para ganhar a votação.
Se o Parlamento não apoiar o acordo no sábado, a lei obrigará o primeiro-ministro a pedir a Bruxelas uma nova prorrogação do Brexit para depois da atual data de saída prevista, 31 de outubro. Johnson insiste que não tem a intenção de solicitar uma prorrogação em nenhuma circunstância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.