Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pretende retirar 4 mil soldados do Afeganistão, diz emissora de TV

Caso a decisão seja confirmada, restariam entre 8 mil e 9 mil militares dos EUA no país asiático, segundo o governo americano - POOL
Caso a decisão seja confirmada, restariam entre 8 mil e 9 mil militares dos EUA no país asiático, segundo o governo americano Imagem: POOL

14/12/2019 20h33

Washington, 14 dic (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja anunciar a retirada de mais de 4 mil soldados do Afeganistão durante a próxima semana, de acordo com fontes consultadas pela emissora americana de televisão NBC.

Caso a decisão seja confirmada, restariam entre 8 mil e 9 mil militares dos EUA no país asiático, de acordo com funcionários do governo, que pediram para não serem identificados.

Ainda não existe um prazo exato para que o processo de retirada seja iniciado, mas segundo as fontes da NBC, o processo seria gradual e aconteceria nos próximos meses.

A notícia chega depois que o representante americano para a paz, Zalmay Khalilzad, se reuniu com líderes talibãs, em Doha, no Catar, para tentar que voltassem à mesa de negociação, alcançassem um acordo de paz e declarassem um cessar-fogo.

O objetivo do encontro era conversar sobre os próximos passos, que poderiam abrir o diálogo entre insurgentes e o governo do Afeganistão, assim como achar uma solução pacífica para a guerra no país, conseguindo uma redução na violência.

Em visita surpresa ao território afegão, no mês passado, Trump anunciou a retomada dos contatos com os talibãs, quase três meses após o rompimento das negociações de paz, devido atentado ocorrido em Cabul.