Trump pretende retirar 4 mil soldados do Afeganistão, diz emissora de TV
Washington, 14 dic (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja anunciar a retirada de mais de 4 mil soldados do Afeganistão durante a próxima semana, de acordo com fontes consultadas pela emissora americana de televisão NBC.
Caso a decisão seja confirmada, restariam entre 8 mil e 9 mil militares dos EUA no país asiático, de acordo com funcionários do governo, que pediram para não serem identificados.
Ainda não existe um prazo exato para que o processo de retirada seja iniciado, mas segundo as fontes da NBC, o processo seria gradual e aconteceria nos próximos meses.
A notícia chega depois que o representante americano para a paz, Zalmay Khalilzad, se reuniu com líderes talibãs, em Doha, no Catar, para tentar que voltassem à mesa de negociação, alcançassem um acordo de paz e declarassem um cessar-fogo.
O objetivo do encontro era conversar sobre os próximos passos, que poderiam abrir o diálogo entre insurgentes e o governo do Afeganistão, assim como achar uma solução pacífica para a guerra no país, conseguindo uma redução na violência.
Em visita surpresa ao território afegão, no mês passado, Trump anunciou a retomada dos contatos com os talibãs, quase três meses após o rompimento das negociações de paz, devido atentado ocorrido em Cabul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.