Prefeito de cidade no México é assassinado durante festa de Natal
O prefeito de Jalapa Díaz, Arturo García, e um dos funcionários do governo local foi assassinado nesta segunda-feira por homens armados que invadiram uma festa de natal organizada pela cidade, que fica no estado de Oaxaca, no sul do México.
O senador Salomón Jara Cruz, do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), mesmo partido do prefeito morto, confirmou os assassinatos em mensagem postada no Twitter e chamou o crime de "covarde".
Os homens armados invadiram a festa organizada pelo escritório municipal do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família, matando o prefeito e um funcionário do governo local na sequência.
Antes do crime, eles denunciaram que García era alvo de uma perseguição por parte das forças de segurança do estado de Oaxaca.
O prefeito havia sido preso em outubro por posse ilegal de armas durante uma operação no imóvel onde vivia. O político do Morena foi solto uma semana depois de a Justiça ter indicado a existência de irregularidades no caso.
Jara Cruz disse não confiar nos promotores estaduais de Oaxaca e pediu que as autoridades federais investiguem o crime.
O jornal "El Fortin", de Oaxaca, afirmou que vários funcionários da prefeitura estavam na festa. O prefeito e a outra vítima, segundo testemunhas, teriam sido baleados várias vezes pelos criminosos.
García é o sexto prefeito assassinado no México em 2019. O primeiro crime do tipo ocorreu no dia 1º de janeiro, quando Alejandro Aparicio Santiago, que governava a cidade de Tlaxiaco, também em Oaxaca, foi morto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.