Brasil notifica Espanha da extradição de condenado por atentado em Madri
O governo do Brasil notificou o da Espanha que procederá com a extradição, em no máximo 60 dias, de Carlos García Juliá, condenado por participar de um ataque terrorista de extrema-direita realizado em Madri em 1977, e que foi preso em São Paulo em dezembro do ano passado.
A embaixada espanhola em Brasília recebeu ontem a notificação da concessão de extradição do governo brasileiro, segundo explicou à Agência Efe um porta-voz da representação diplomática.
A partir do aviso, de acordo com o tratado de extradição firmado entre os dois países, o Brasil tem prazo máximo de 60 dias para entregar García Juliá para a Espanha.
Durante esse período, as duas partes entrarão em acordo sobre a data e o local da entrega, assim como as condições com que será realizado o transporte do condenado.
A extradição do antigo integrante do grupo de extrema-direita Fuerza Nueva já havia sido autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto; por isso, só dependia a confirmação do governo brasileiro.
García Juliá foi condenado na Espanha em 1980 por ter sido um dos autores do massacre em que foram assassinados a tiros três advogados trabalhistas, um estudante de direito e um funcionário administrativo, na capital espanhola, que tinha como alvo um líder do Partido Comunista do país europeu.
O espanhol cumpriu apenas 14 dos 193 anos de prisão a que foi sentenciado, embora haja limitação para a detenção por 30 anos. Em 1991, foi colocado em liberdade condicional, pouco antes de receber autorização para viajar para Assunção, no Paraguai, para trabalhar.
Com obrigação de se apresentar mensalmente à Embaixada da Espanha, García Juliá desapareceu e iniciou uma fuga pela América do Sul, com passagem pela Bolívia, onde chegou a ser preso por tráfico de drogas, e Brasil.
Em dezembro do ano passado, foi preso em São Paulo, onde trabalhava como motorista de aplicativo, enquanto se passava por cidadão venezuelano.
Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.
Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.