Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobe para 571 o número de infectados na China por coronavírus

Teme-se que feriado do Ano-Novo Lunar, quando centenas de milhões de chineses viajam, favoreça a propagação do vírus - AFP
Teme-se que feriado do Ano-Novo Lunar, quando centenas de milhões de chineses viajam, favoreça a propagação do vírus Imagem: AFP

23/01/2020 20h15

Pequim, 23 jan (EFE).- As autoridades de saúde da China revelaram que aumentou para 571 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que já deixou pelo menos 18 mortos, informou nesta quinta-feira a agência de notícias estatal Xinhua.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse que confirmou 571 casos em 25 províncias e regiões do país. Durante o dia de ontem, 131 novos casos foram certificados.

Até o momento, os serviços de saúde chineses acompanharam 5.897 pessoas que mantiveram contato próximo com pacientes infectados e, dessas, 4.928 estão em observação.

De acordo com a comissão, o período de incubação do vírus pode durar até 14 dias.

Os sintomas do novo coronavírus, chamado provisoriamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019-nCoV, são em muitos casos semelhantes aos de um resfriado, mas podem ser acompanhados por febre e fadiga, tosse seca e dispneia (falta de ar).

O vírus já está presente em pelo menos 13 províncias chinesas, além das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, que confirmaram seus primeiros casos ontem. Pelo menos quatro pessoas afetadas na Tailândia foram detectadas no momento, e uma em cada um desses países: Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Estados Unidos.