Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido se prepara para propagação 'mais significativa' do coronavírus

Por ora, há 35 casos de covid-19 no país, mas autoridades esperam que o número aumente rapidamente nas próximas semanas - Toby Melville/Reuters
Por ora, há 35 casos de covid-19 no país, mas autoridades esperam que o número aumente rapidamente nas próximas semanas Imagem: Toby Melville/Reuters

02/03/2020 18h15

Londres, 2 mar (EFE) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse hoje que não fechará escolas ou suspenderá eventos por conta do novo coronavírus, mas admitiu que a propagação do vírus será "mais significativa" nos próximos dias.

Johnson tentou conter o nervosismo da população com o avanço da covid-19 no final de uma reunião do chamado comitê de emergência Cobra, composto pelos principais ministros para avaliar as medidas a serem tomadas antes da propagação da doença.

No Reino Unido, atualmente há 35 casos confirmados de covid-19, mas as autoridades de saúde britânicas esperam que o número aumente rapidamente nas próximas semanas.

"Concordamos em um plano para que, quando começar a se espalhar [o coronavírus], como temo que isso aconteça, estejamos em condições de tomar as medidas necessárias para conter a extensão da doença o máximo possível e proteger os mais vulneráveis", disse o premiê.

Embora Johnson tenha se recusado a entrar em detalhes sobre esse programa de saúde, ele disse esperar que a iniciativa possa ser anunciada nos próximos dias ou semanas.

Em uma breve conversa com jornalistas, o primeiro-ministro afirmou que qualquer ação tomada pelo governo para conter o coronavírus estará sujeita à recomendação dos cientistas. "As nossas quatro regiões do Reino Unido e nossos médicos estão envolvidos nisso e nos ajudarão a tomar as principais decisões sobre quando e como tomar medidas para proteger a população", acrescentou.

O Reino Unido pediu aos cidadãos que retornaram do norte da Itália que permaneçam isolados em suas casas, como uma medida para conter a propagação do vírus.