Topo

Esse conteúdo é antigo

Em resposta ao Reino Unido, Espanha diz que novos surtos de covid-19 estão "sob controle"

Um passageiro caminha no aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, em meio à propagação da doença por coronavírus, em Barcelona, Espanha - ALBERT GEA/REUTERS
Um passageiro caminha no aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, em meio à propagação da doença por coronavírus, em Barcelona, Espanha Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Em Madri

26/07/2020 16h00

Em resposta à decisão do Reino Unido de impor uma quarentena aos viajantes procedentes da Espanha, o governo espanhol garantiu neste domingo que os novos surtos de Covid-19 estão "sob controle".

"A Espanha é um país seguro. Assim como outros países europeus, a Espanha tem novos surtos, não é incomum. O mais importante é que a Espanha está fazendo um grande esforço para controlar esses surtos", disse a ministra das Relações Exteriores, Arancha González Laya.

Em declarações à imprensa, a ministra afirmou que as autoridades de saúde realizam "um enorme esforço" para identificar casos e seus contatos, e destacou que metade dos contágios detectados são de pessoas assintomáticas.

Ao se referir aos três locais onde foram recentemente foram registrados os maiores surtos, Barcelona, Zaragoza e Lérida, a ministra afirmou que "os três estão controlados" e que está em contato com as autoridades britânicas para que "possam excluir de suas medidas de quarentena as ilhas Baleares e Canárias".

Fontes do governo espanhol afirmaram que já estava prevista a aparição de novos surtos da doença após o fim do confinamento da população, no dia 21 de junho.

Nos últimos sete dias, dez pessoas morreram por Covid-19 na Espanha. De acordo com as fontes, mais da metade dos novos casos detectados são assintomáticos, o que mostra a eficácia dos rastreadores, enquanto a pressão hospitalar continua baixa, com 160 pacientes em estado crítico no país.

O governo britânico anunciou na noite de sábado a imposição de uma quarentena de duas semanas aos viajantes procedentes da Espanha. Quem desobedecer a determinação poderá ser multado em até mil libras esterlinas R$ 6,6 mil). A medida, que começou a valer neste domingo, afeta todo o território espanhol.

O grupo alemão TUI, maior operador turístico da Europa, anunciou neste domingo a suspensão dos pacotes à Espanha até o dia 9 de agosto, com exceção aos que têm como destino as ilhas Canárias e Baleares.