Topo

Esse conteúdo é antigo

Rainha Sofia continuará na Espanha e manterá atividades após saída do rei emérito

Rainha Sofia e o rei emérito da Espanha, Juan Carlos I - JOHN THYS / Belga / AFP
Rainha Sofia e o rei emérito da Espanha, Juan Carlos I Imagem: JOHN THYS / Belga / AFP

Madri (Espanha)

03/08/2020 19h11

A decisão do rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, de morar fora do país não mudará a situação de sua esposa, a rainha Sofia, que manterá residência no Palácio de la Zarzuela, em Madri, e as atividades institucionais.

A mãe do atual rei, Felipe VI, foi deixada de fora das controvérsias envolvendo o marido porque não tem nenhuma relação com os supostos negócios dos quais Juan Carlos pode ter participado, informaram nesta segunda-feira fontes da Casa Real espanhola.

Juan Carlos I e Sofia estão afastados no plano sentimental há vários anos, embora tenham continuado a viver em Zarzuela como membros da família real após a abdicação dele em favor do filho.

A rainha Sofia sempre foi uma referência para seu filho Felipe VI, que reconheceu isso em público em várias ocasiões. A última delas foi em dezembro de 2018, por ocasião das homenagens pelo 40º aniversário da Constituição, quando elogiou "o apoio permanente e comprometido" de sua mãe um mês após seu aniversário de 80 anos.

Em maio de 2017, ele também expressou "reconhecimento e admiração" pelo "grande exemplo" que ela deu e pela "humanidade e compromisso" demonstrados em favor dos mais desfavorecidos.

Desde a abdicação de Juan Carlos I, o papel público da rainha Sofia diminuiu, embora, além de sua atividade como parte da família real, ela tenha continuado a mostrar o lado solidário, apoiando iniciativas como a luta contra a poluição nos mares.