Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa alerta para risco de 'patologias sociais' em meio à pandemia da covid-19

Papa Francisco condena cultura que transforma homens em bens materiais -
Papa Francisco condena cultura que transforma homens em bens materiais

Da EFE, na Cidade do Vaticano

12/08/2020 14h06

O papa Francisco lançou um alerta nesta quarta-feira sobre o que classificou como "patologias sociais", que seriam potenciais ameaças para humanidade, assim como a pandemia da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

"A pandemia ressaltou como somos vulneráveis e interconectados. Se não nos cuidamos entre nós, a partir dos últimos, dos mais afetados e à criação, não podemos curar o mundo", disse o líder da Igreja Católica, durante audiência no Palácio Apostólico.

O papa, que segue celebrando o ato semanal longe da Praça São Pedro, para evitar a aglomeração de pessoas, destacou que a covid-19 não é o único mal a ser combatido na atualidade.

"A pandemia lançou luz em patologias sociais mais amplas, como uma visão distorcida da pessoa que ignora sua dignidade. Às vezes, olhamos aos outros como objetivos de usar e jogar fora", afirmou o pontífice.

Segundo o papa Francisco, é possível identificar uma atitude que cega e fomenta a "cultura do descarte", individualista e agressiva, que transforma o ser humano em bens de consumo.

"Deus não nos criou como objetos, mas sim como pessoas amadas e capazes de amar. Nos criou à sua imagem e semelhança. Nos doou uma dignidade única, nos convidando a viver em comunhão com ele, com nossas irmãs e irmãos", disse.

O papa ainda voltou a exaltar o compromisso de muitas pessoas com o combate à pandemia, como médicos, enfermeiros, cuidadores, entre outros, que deram atendimento e apoio aos doentes, "também com risco para a própria saúde".