Topo

Esse conteúdo é antigo

França autoriza "teste da saliva" para detectar coronavírus

Profissional de saúde coleta amostra para teste do novo coronavírus - Rovena Rosa/Agência Brasil
Profissional de saúde coleta amostra para teste do novo coronavírus Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

25/09/2020 21h06

A Alta Autoridade de Saúde da França (HAS) aprovou nesta sexta-feira o uso de um novo tipo de teste rápido para detectar o coronavírus, o chamado teste de antígeno, que consiste na coleta de uma amostra de saliva e fornece resultados em apenas 30 minutos.

O anúncio foi acompanhado pela possibilidade de que o teste PCR, o mais utilizado atualmente, possa ser realizado através da coleta de uma amostra de saliva da garganta, e não apenas do nariz para certas pessoas sem sintomas, como é feito atualmente, de acordo com a entidade.

O novo teste de antígeno permitirá que o vírus seja detectado mais rapidamente quando a pessoa tiver sintomas e com a vantagem de dar os resultados dentro de um intervalo de 20 a 30 minutos.

"Não há solução milagrosa, mas cada vez há uma melhora que reduz a pressão sobre o sistema nacional de testes", disse Dominique Le Guludec, presidente da Alta Autoridade de Saúde, em entrevista coletiva.

Na França, a grande maioria dos testes de triagem é realizada em laboratórios privados superlotados, e tem havido reclamações de que muitas vezes é necessário esperar 5 ou 6 dias - às vezes até mais - para receber o resultado.

A HAS também anunciou que, caso os testes PCR não possam ser realizados corretamente devido à sua natureza invasiva em pessoas muito idosas, crianças ou pacientes com distúrbios psiquiátricos, o teste de antígeno será utilizado.