Topo

Esse conteúdo é antigo

Se mundo lidar com o clima como fez com a covid, temo o pior, diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na abertura da COP-24 - Janek Skarzynski/AFP
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na abertura da COP-24 Imagem: Janek Skarzynski/AFP

Michelle Nichols

24/09/2020 20h45

Estados Unidos, China e Rússia brigaram nesta quinta-feira durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a pandemia do coronavírus após o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, avisar o órgão que se a crise climática for abordada com "a mesma desunião e desordem" que na pandemia da Covid-19, "eu temo o pior".

Guterres afirmou que o coronavírus está fora de controle enquanto o número global de mortos se aproxima de 1 milhão, e mias 30 milhões de pessoas foram infectadas. Ele culpou "a falta de preparação global, cooperação, união e solidariedade".

"A pandemia é um teste claro para a cooperação internacional - um teste no qual fracassamos, essencialmente", disse o português à entidade composta por 15 membros.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov e o principal diplomata do governo chinês, Wang Yi, fizeram críticas aos EUA durante reunião virtual sobre governança global no mundo pós-Covid-19, com a embaixadora dos Estados Unidos, Kelly Craft, respondendo: "Vocês deveriam se envergonhar".

"Estou atônita e enojada com o conteúdo da discussão de hoje (...) membros deste Conselho que aproveitaram a oportunidade para focar em rusgas políticas em vez de discutir o assunto crítico em questão", disse a enviada norte-americana à ONU.

Embora não tenha nomeado países, Lavrov notou que a pandemia aprofundou as diferenças entre os países.

Wang pediu melhor coordenação e cooperação entre as principais potências mundiais. "Grandes países precisam se comprometer cada vez mais com a humanidade, descartar a mentalidade da Guerra Fria e o víes ideológico e se unir no espírito de parceria para superar as dificuldades", disse.