Topo

Cazaquistão inicia campanha de vacinação contra o novo coronavírus

Cazaquistão inicia campanha de vacinação contra o novo coronavírus - Divulgação/Pixabay
Cazaquistão inicia campanha de vacinação contra o novo coronavírus Imagem: Divulgação/Pixabay

01/02/2021 15h05

O Cazaquistão iniciou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no país, utilizando a Sputnik V, que foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos.

De acordo com o anúncio feito pelo governo da antiga república soviética, a primeira etapa prevê a imunização de funcionários da linha de frente na contenção da pandemia da covid-19.

A expectativa é de que, ao longo deste mês de fevereiro, sejam vacinadas cerca de 100 mil pessoas.

Os primeiros a receber a aplicação da Sputnik V no primeiro dia de campanha no Cazaquistão foram o ministro e a vice-ministra da Saúde do país, Yerlan Kiyasov e Azhar Giniyat, respectivamente.

PRODUÇÃO PRÓPRIA

Até o momento, a antiga república soviética utiliza as vacinas que foram produzidas e entregues pela Rússia, mas o país começará, já em meados deste mês, a imunizar a população com o agente imunizante produzido no próprio território cazaque.

Além disso, o governo do Cazaquistão espera terminar nas próximas semanas a terceira fase dos testes da vacina própria, a QzCovid-in, que, provavelmente, estará disponível em abril deste ano.

Ao longo de 2021, as autoridades esperam imunizar 6 milhões de pessoas.

O Cazaquistão, maior país da Ásia Central, registrou 187.970 casos de infecção pelo novo coronavírus desde março do ano passado. Além disso, foram contabilizadas 2.556 mortes por Covid-19.

De acordo com o boletim mais recente divulgado no país, em 24 horas, foram 1.259 positivos para o patógeno, e oito óbitos notificados.