Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS desaconselha exigência de imunização para viajantes internacionais

OMS desaconselha exigência de imunização para viajantes internacionais - Pixabay
OMS desaconselha exigência de imunização para viajantes internacionais Imagem: Pixabay

03/03/2021 18h04

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou nesta quarta-feira que aeroportos e outros pontos de entrada dos países não devem exigir que viajantes comprovem a imunização ao novo coronavírus para entrar nos respectivos territórios.

A informação consta no informe epidemiológico semanal divulgado pela agência, que insiste que os agentes imunizantes não podem ser requisitos para o trânsito internacional, pois ainda não são conhecidos os efeitos deles na redução dos contágios, na duração da imunidade que proporcionam ou se protegem contra formas leves da Covid-19.

Além disso, a OMS indicou que "dar prioridade para os viajantes pode ter como consequência uma inadequada distribuição das doses para pessoas com alto risco de contrair formas graves da doença provocada pelo novo coronavírus.

Para a agencia, o uso de "certificados de imunidade" para passageiros internacionais - que pode vir da vacina ou da apresentação de anticorpos, por a pessoa já ter sido infectada previamente -, não são recomendáveis, "nem estão apoiados atualmente por evidências científicas".

No informe, a OMS reitera que as pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas e outros grupos de risco devem evitar viajar para países com contágio elevado da Covid-19.

Por outro lado, a agência ressalta que os passageiros internacionais não devem "ser considerados por natureza, casos suspeitos" da doença.

Em 2020, o tráfego de passageiros internacionais caiu cerca de 60%, na comparação com 2019 (2,7 bilhões a menos), o que custou às companhias aéreas uma perda de receita calculada em US$ 37 bilhões (R$ 210,3 bilhões).