Topo

Esse conteúdo é antigo

Guarda Civil espanhola encontra corpo em praia da cidade de Ceuta

Migrantes queimam uma motocicleta em protesto por serem parados pela polícia marroquina ao cruzarem a fronteira - AFP/Fadel Senna
Migrantes queimam uma motocicleta em protesto por serem parados pela polícia marroquina ao cruzarem a fronteira Imagem: AFP/Fadel Senna

20/05/2021 18h49

Ceuta (Espanha), 20 mai (EFE).- A Guarda Civil da Espanha localizou nesta quinta-feira o corpo de uma pessoa nas proximidades da praia de Tarajal, na cidade espanhola de Ceuta, na fronteira com o Marrocos e cenário nos últimos dias da chegada maciça de cerca de 8.000 imigrantes ilegais pelo mar.

Este é o segundo corpo recuperado esta semana, após um marroquino ter se afogado na segunda-feira passada quando tentava nadar em direção à cidade espanhola localizada no norte da África.

O corpo foi recuperado muito perto da costa, onde teria sido arrastado pelas correntes da região, segundo disseram fontes policiais à Agência Efe.

As autoridades tentam determinar agora se o corpo é um dos milhares de imigrantes que desde segunda-feira passada tentaram nadar do Marrocos para Ceuta, uma travessia de mais de oito quilômetros.

O resgate deste corpo ocorre em um dia em que a cidade espanhola restabelece gradualmente a normalidade com o fechamento da fronteira pela polícia marroquina e o regresso ao seu país de muitos dos imigrantes ilegais; 6.000 de acordo com os últimos dados oficiais, embora centenas de menores ainda permaneçam em território espanhol.

O fluxo de imigrantes ilegais provocou uma grande crise diplomática entre os dois países e o governo espanhol reiterou hoje que "não aceitará a chantagem" do Marrocos e que sua integridade territorial "não é negociável, nem está em jogo".

Por outro lado, o Executivo espanhol espera que o diálogo de "alta diplomacia" possa diminuir a tensão com o país vizinho, segundo disse hoje a ministra porta-voz do governo, María Jesús Montero.