Fernández diz que espera trabalhar com Castillo, caso peruano seja eleito
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou nesta quarta-feira que, se o candidato esquedista Pedro Castillo vencer as eleições presidenciais do Peru, ligará "hoje mesmo" para parabenizá-lo.
"Não tive a oportunidade de falar com quem aparentemente foi eleito, mas, caso isso se confirme, ligarei hoje mesmo para ele. Espero que trabalhemos juntos para unirmos nossos esforços a favor da América Latina", afirmou o mandatário argentino ao ser questionado durante entrevista coletiva, em Buenos Aires, ao lado do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.
Com 98,33% da apuração concluída, Castillo mantém uma vantagem de 71.764 votos sobre a candidata da direita, Keiko Fujimori, do partido Força Popular.
No momento, Castillo tem 50,2% dos votos válidos, enquanto Keiko soma 49,7%, em uma apuração apertada e com apenas alguns milhares de votos restantes.
"Amamos muito o povo peruano e se o presidente Castillo foi eleito, pode esperar que eu ligue hoje para dar os parabéns e me colocar à sua disposição para trabalhar com ele", reiterou Fernández.
O presidente argentino mostrou "firme convicção" de que Peru e Argentina são "dois países absolutamente irmãos", não só devido à figura histórica do libertador José de San Martín, mas também devido ao apoio que a Argentina recebeu durante a Guerra das Malvinas contra o Reino Unido, em 1982.
"O Peru esteve ao nosso lado sem impor nenhuma condição. Quero dizer que comemoro o fato de a democracia estar se estabelecendo no continente. Sou daqueles que acreditam que as sociedades democráticas funcionam melhor com mais democracia, e o Peru resolveu com a democracia e com o voto popular como vai enfrentar o seu futuro", argumentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.