Cuba reporta novo recorde com 7.745 casos de covid-19 em 24 horas
Cuba reportou nesta quinta-feira um novo recorde de casos diários de covid-19, 7.745, a maioria nas províncias de Havana e Matanzas, que confirmaram mais de mil contágios, segundo o Ministério da Saúde Pública (Minsap).
O país, que atravessa seu pior momento na pandemia, contabiliza desde março do ano passado 308.599 contágios - 65 deles nas últimas 24 horas - e 2.137 mortes.
Matanzas, que apresenta a situação mais complexa do país, notificou 1.779 casos nesta quinta-fera, seguida por Havana, com 1.222, marca que nunca havia alcançado em um único dia. Os novos casos no país, 37 deles considerados importados, foram diagnosticados com a análise de 50.844 amostras.
Ao todo, 59.568 pessoas estão internadas em hospitais e centros de isolamento cubanos: 35.649 são casos ativos - 130 críticos e 192 graves -, 20.007 tem sintomas suspeitos e os demais estão em vigilância epidemiológica.
Cuba desenvolve uma estratégia de intervenção sanitária com as fórmulas Abdala e Soberana 02, os imunizantes contra a covid-19 mais avançados do país.
Abdala, que demonstrou 92,2% de eficácia nos ensaios clínicos, recebeu autorização para o uso de emergência e é a primeira vacina latino-americana contra a covid-19.
Já a candidata a vacina Soberana 02 aguarda autorização após mostrar 91,2% de eficácia com o esquema de duas doses mais uma dose extra do suplemento Soberana Plus, outro dos compostos desenvolvidos por cientistas cubanos.
Mais de três milhões de cubanos - dos 11,2 milhões que vivem no país - receberam ao menos uma dose dessas fórmulas como parte dos ensaios clínicos e estudos de intervenção desenvolvidos em paralelo com o estudo de saúde.
Cuba não comprou vacinas no mercado internacional e não faz parte do consórcio Covax, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que países de média e baixa renda tenham acesso às vacinas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.