Terremoto de magnitude 6,1 atinge cidades do Peru e deixa 41 feridos
Pelo menos 41 pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, após um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter ter abalado ontem a região de Piura, no norte do Peru.
Após o forte terremoto, que foi sentido às 12h10 (local, 14h10 de Brasília), o presidente peruano, Pedro Castillo, deixou o tradicional desfile militar para as celebrações da independência e partiu para Piura, uma região localizada cerca de 990 quilômetros ao norte de Lima.
O diretor do hospital na cidade de Sullana, a 12 quilômetros do epicentro do terremoto, disse à emissora de televisão "Canal N" que 35 pacientes haviam sido tratados até agora. Já o diretor regional de saúde de Piura, José Nizama, acrescentou que mais seis pessoas feridas haviam sido atendidas na capital regional.
A grande maioria das pessoas afetadas sofreu contusões menores, embora três tenham sofrido lesões mais graves, incluindo uma mulher grávida, um homem adulto e uma menina de dois anos.
O diretor do hospital Sullana relatou que 15 dos feridos já tiveram alta, enquanto outros permanecem sob observação, em alguns casos por fraturas. A gestante teve que ser submetida a uma cirurgia por traumatismo facial.
De acordo com a imprensa local, foi atingida na queda de uma parede, enquanto o homem sofreu um trauma, e a menina caiu do primeiro andar enquanto tentava sair de casa.
O Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) reportou desmoronamentos e deslizamentos de terra na praia La Esmeralda, danos à infraestrutura pública e a casas nos distritos de Sullana e Tambo Grande, em dois templos nas províncias de Paita e Sechura, e nas sedes dos bombeiros de Sullana, Chulucanas, Marcavilca e Bellavista.
O Instituto Geofísico Peruano (IGP) informou que houve dois tremores secundários, o primeiro às 14h37 (local, 16h37 de Brasília), com uma magnitude de 3,9, e o outro às 15h14 (local, 17h14 de Brasília), com uma magnitude de 4,9.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.