Presidente do México diz que falará com vice dos EUA sobre reabrir fronteira
Cidade do México, 9 ago (EFE).- O presidente de México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta segunda-feira que pedirá a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, a rápida reabertura da fronteira entre os dois países, fechada faz mais de um ano, devido a pandemia da covid-19.
"Hoje à tarde terei uma conversa por telefone com a vice-presidente Kamala Harris, e vamos dar continuidade a agenda que temos em comum sobre temas migratórios e, o mais rapidamente possível, ao assunto sobre a abertura da fronteira", disse o chefe de governo mexicano, em entrevista coletiva.
O México, desde junho, acelerou a vacinação contra a covid-19 nas cidades da área fronteiriça com os EUA, visando convencer a Casa Branca para reabrir a fronteira, fechada às viagens não essenciais desde março do ano passado, porém, não vem chegando a acordo com o vizinho devido ao avanço da variante delta do novo coronavírus.
"É preciso dizer que a fronteira está aberta, não como um todo, mas nunca foi fechada por completa. No entanto, precisamos abrir a fronteira e esse é um assunto que vamos abordar no dia de hoje", garantiu López Obrador.
O telefonema entre o presidente mexicano e a vice americana está marcado para acontecer às 18h (de Brasília).
López Obrador admitiu que a reabertura total da passagem "vai depender muito de hoje", mas também afirmou que uma nova alta no número de casos, tanto no México, como nos EUA, dificulta a tomada de decisão.
"Isso é a única coisa que poderia impedir que a fronteira seja reaberta. Mas, é o que vou solicitar, já que é possível demonstrar que a população não é colocada em risco, assim como trabalhadores e empresas", afirmou.
Nesta segunda-feira, o governo do México divulgou que vacinou, ao menos com uma dose, 85,7% dos adultos dos 45 municípios que fazem fronteira com os Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.