Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia diz controlar usinas nucleares ucranianas de Chernobyl e Zaporizhzhia

Pripyat, próxima da usina nuclear de Chernobyl, virou uma cidade fantasma na Ucrânia - Miquel Llop/NurPhoto/Getty Images
Pripyat, próxima da usina nuclear de Chernobyl, virou uma cidade fantasma na Ucrânia Imagem: Miquel Llop/NurPhoto/Getty Images

09/03/2022 15h51

A Rússia assumiu o controle das usinas nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia, ambas na Ucrânia, para "evitar provocações nucleares por Kiev", disse nesta quarta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

"Durante a operação especial das Forças Armadas russas (termo usado pela Rússia para definir a invasão da Ucrânia), foi estabelecido o controle das usinas nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia e territórios adjacentes", acrescentou a porta-voz, de acordo com a agência de notícias "Sputnik".

"Este passo foi tomado unicamente para evitar que grupos nacionalistas ucranianos e outras organizações terroristas, bem como mercenários estrangeiros, aproveitassem a situação para realizar provocações nucleares", declarou Zakharova.

A porta-voz também disse que a situação nas usinas nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia está sendo monitorada conjuntamente por especialistas militares ucranianos e russos.

"A atividade radioativa em ambas as estações está dentro dos limites normais", disse Zakharova, que insistiu que "a Rússia está fazendo todo o possível para garantir a segurança adequada" dessas instalações.

Horas antes destas declarações, a Companhia Nacional de Energia da Ucrânia, que administra Chernobyl, disse que a usina havia perdido energia devido aos ataques das tropas russas.

"Como resultado de ações hostis dos ocupantes russos, a usina nuclear de Chernobyl estava completamente sem eletricidade", disse o operador ucraniano em mensagem no Telegram.

"Os combates continuam, e portanto, atualmente, é impossível realizar trabalhos de reparo e restaurar o fornecimento de energia", acrescentou a empresa estatal.

Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa, e a antiga usina nuclear de Chernobyl, localizada em uma zona de exclusão radioativa devido ao grave acidente de 1986, inclui reatores desativados, bem como instalações de resíduos radioativos. EFE