Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia denuncia 54 ataques russos contra região em Kharkiv em 24 horas

01.abr.2022/ Um soldado ucraniano verifica os destroços de um tanque russo queimado fora da vila de Mala Rogan, a leste de Kharkiv - SERGEY BOBOK / AFP
01.abr.2022/ Um soldado ucraniano verifica os destroços de um tanque russo queimado fora da vila de Mala Rogan, a leste de Kharkiv Imagem: SERGEY BOBOK / AFP

05/04/2022 15h05

O exército da Rússia lançou nas últimas 24 horas um total de 54 ataques contra a cidade de Kharkiv e seu entorno, na região leste da Ucrânia, em ações que deixaram, ao menos, seis mortos e oito feridos, conforme divulgou nesta terça-feira as Forças Armadas de Kiev.

"Durante o último dia, os invasores lançaram 54 ataques com vários tipos de armas de longo alcance: artilharia, morteiro, canhões de tanques, lança-foguetes do tipo MLRS", indicou o chefe da Administração Militar de Kharkiv, Oleh Synyehubov, por meio do Telegram.

As ações atingiram os distritos de Saltivka, Pyatykhatky, Oleksiyivka, Kholodna Hora, Derhachi, Barvinkove e Chuhuiv, segundo o militar, que foi citado pela agência de notícias ucraniana "Ukrinform".

Quatro das mortes ocorreram no distrito de Kharkiv, onde outras três pessoas foram hospitalizadas, enquanto que no distrito de Chuhuiv houve duas vítimas, além do registro de cinco feridos.

"A região de Kharkiv está pronta para qualquer cenário. Nossas Forças Armadas estão nas posições e defendem a região. Temos que manter a retaguarda forte", disse Synyehubov.

Mais cedo, um dos assessores da presidência da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, garantiu que os russos perderam parte do potencial ofensivo e agora estavam equipando, redistribuindo e reagrupando as tropas, em tentativa de seguir com a ofensiva sobre Mariupol, no sul da Ucrânia, e na região de Kharkiv.

"No restante dos setores da front, o inimigo foi detido, especialmente, nas regiões de Kiev e Sumy, além de quase toda a região de Chernihiv", segundo explicou o representante do governo.

Arestovych e outros militares sustentam que a nova ofensiva russa estará voltada, a partir de agora, para controlar as regiões de Donetsk e Lugansk, as autoproclamadas repúblicas independentes que foram reconhecidas pela Rússia.

Para alcançar esse objetivo, de acordo com as fontes, o controle da região de Kharkiv é considerado fundamental.

Segundo Arestovych relatou à agência de notícias local Interfax-Ukraine, as perdas dos russos já são de 647 tanques, 1.844 veículos blindados de combate e 330 sistemas de artilharia.

Também houve baixa de 107 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 54 sistemas de defesa aérea, 147 aviões (quase sete regimentos de aviação), 134 helicópteros e 1.273 veículos diversos, de acordo com dados não verificados por fontes independentes.