Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora
A guerra entre Rússia e Ucrânia chega hoje ao 41º dia marcado pelo bombardeio de um tanque com ácido nítrico —cujo vapor é tóxico —em Rubizhne, cidade da região de Lugansk.
Moradores foram orientados a ficar em casa, com janelas e portas fechadas. Autoridades ucranianas culpam a Rússia.
Em Bucha, as imagens de corpos nas ruas mostram "uma brutalidade insuportável que a Europa não testemunha há muitas décadas", afirmou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Ao menos 300 corpos de civis foram encontrados espalhados por Bucha após a retirada de tropas russas. O Kremlin nega que tenha cometido assassinatos.
Hoje, em entrevista a jornalistas ucranianos, o presidente Volodymyr Zelensky disse avaliar como um "desafio" as negociações com a Rússia após o massacre em Bucha. Para ele, "cada tragédia, cada Bucha" vai pesar nas negociações.
Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:
- De acordo com as Forças Armadas de Kiev, o exército russo executou 54 ataques na região do município ucraniano de Kharkiv, em apenas 24 horas.
- Criticando as denúncias de "crimes de guerra", Sergei Lavrov, ministro russo, acusou o Ocidente de "afundar as negociações pela paz".
- Ministros das Relações Exteriores dos países que integram a Otan se reúnem amanhã (6) para discutir o envio de mais apoio à Ucrânia, "incluindo armas antitanque e sistemas de defesa aéreo";
- Países do Ocidente planejam mais sanções à Rússia por mortes de civis na Ucrânia;
- De acordo com governo russo, as tropas da Rússia abateram dois helicópteros que tentavam resgatar chefes de um batalhão nacionalista ucraniano.
- Zelensky afirmou que não há outra opção a não ser negociar com a Rússia, mas minimizou as chances de um encontro com Vladimir Putin;
- Os participantes da Otan irão anunciar amanhã novas sanções à Rússia e suas empresas.
- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, gravou um vídeo parcialmente dirigido à população russa, no qual acusou Putin de "crimes de guerra" e "atrocidades" durante a invasão à Ucrânia.
- Após Bucha, autoridades ucranianas dizem que corpos de civis torturados também foram encontrados em Konotop, a cerca de 260 quilômetros a leste de Kiev;
- O chefe da delegação ucraniana nas negociações de paz, David Arakhamia, comparou o bombardeio ao tanque com ácido nítico em Rubizhne "ao uso de armas químicas ou biológicas";
- A Ucrânia avalia que a Rússia "está reagrupando tropas e concentrando seus esforços na preparação de uma ofensiva no leste", em regiões separatistas;
- Em uma transmissão ao vivo para os deputados do parlamento espanhol, o presidente ucraniano comparou os impactos do conflito Rússica x Ucrânia com o bombardeio de Guernica.
- Vários bombardeios foram registrados na madrugada de hoje em Kramatorsk, a cerca de 690 quilômetros a leste de Kiev. Um deles atingiu uma escola;
- Uma equipe da Cruz Vermelha que foi detida pela polícia em uma zona controlada pelas tropas russas nos arredores de Mariupol, sul da Ucrânia, "foi liberada durante a noite".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.