Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Número de refugiados da Ucrânia chega a 4,32 milhões, aponta Acnur

26.mar.2022 - Refugiados da Ucrânia fazem fila por bilhetes de trem em Przemysl, na Polônia - Angelos Tzortzinis / AFP
26.mar.2022 - Refugiados da Ucrânia fazem fila por bilhetes de trem em Przemysl, na Polônia Imagem: Angelos Tzortzinis / AFP

08/04/2022 15h17Atualizada em 08/04/2022 15h24

Genebra (Suíça), 8 abr (EFE).- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou nesta sexta-feira que o número de pessoas que deixaram a Ucrânia em direção a outros países por causa da invasão russa chegou a 4,32 milhões.

Segundo a agência, ontem foram contabilizados 5 mil novos refugiados, o menor número diário desde o início dos ataques contra o território ucraniano, em 24 de fevereiro.

A Polônia recebeu 2,5 milhões de pessoas vindas da antiga república soviética.

Segundo Matthew Saltmarsh, porta-voz da Acnur, 700 mil ucranianos já receberam do governo polonês o número de identificação necessário para obter acesso à rede de saúde e benefícios sociais.

Deste grupo específico, 94% são mulheres e crianças, segundo explicou o representante da agência, em entrevista coletiva.

Segundo a Acnur, além dos refugiados, a Ucrânia registra, pelo menos, 7,1 milhões de deslocados internos. Já o total de pessoas que precisou sair das casas em que viviam chegou a 11,4 milhões, o que representa um quarto da população total de antes do conflito.

A ONU segue classificando a situação como a pior crise de refugiados já sofrida pela Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.