Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia acredita que UE permitirá Ucrânia avançar com candidatura

Bandeira da União Europeia - Cristina Arias/Cover/Getty Images
Bandeira da União Europeia Imagem: Cristina Arias/Cover/Getty Images

16/06/2022 21h39

O embaixador da Rússia junto à União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, disse nesta quinta-feira que espera que a Ucrânia receba amanhã o status de candidata ao ingresso no bloco comunitário.

"Amanhã, se não acontecer nada extraordinário, a Comissão Europeia fará uma recomendação positiva. Então, a questão passará para as mãos dos países-membros", disse o diplomata durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

A Rússia, que antes apenas era contra a entrada da Ucrânia na Otan, agora reconhece que também pode se opor ao ingresso na UE.

Moscou acusou vários países que fazem parte do bloco comunitário de fornecer armamento pesado para as tropas de Kiev, visando que resistam e derrotem as forças russas.

"No que se refere às nossas relações, estão no momento mais baixo, não apenas desde que assumi o cargo, mas sim também durante toda a história. Claro, nós não fechamos a porta de vez", afirmou Chizhov.

O embaixador também acredita que a Comissão Europeia não se fechará para a Rússia, já que se trata do maior parceiro comercial do bloco.

Dessa forma, Chizhov previu que, se a UE não revisar a postura sobre a maior das antigas repúblicas soviéticas e ambos não encontrem novos terrenos de cooperação, a Europa se tornará o "último rincão do desenvolvimento mundial".

Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky se reuniu com os líderes de Alemanha, França, Itália e Romênia e garantiu que a União Europeia é o caminho escolhido pelo país que preside.