Com aumento nos casos de covid, OMS alerta para novas hospitalizações e mortes
Genebra, 20 jul (EFE).- Os casos globais de covid-19 dobraram no último mês e meio, passando de cerca de três milhões semanais para seis milhões atualmente, advertiu nesta quarta-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"Um aumento de casos significa que pode haver mais hospitalizações e mortes nas próximas semanas", disse Tedros em entrevista coletiva, observando que a maioria das infecções atuais parece pertencer à sublinhagem BA.5 da variante ômicron, "de longe a mais contagiosa já conhecida".
O diretor da OMS afirmou que o vírus "continuará evoluindo e devemos estar preparados para o que ele traga", razão pela qual voltou a insistir na necessidade de não flexibilização na resposta à pandemia.
"Alguns países já desmantelaram partes de seu plano de resposta e com isso estão assumindo grandes riscos", disse.
Tedros acrescentou que "agora é o momento, quando os hospitais ainda não estão saturados, de abordar as carências no acompanhamento, imunização, profissionais da saúde e resiliência".
"Continuaremos a ver ondas de infecções, mas não queremos que também se transformem em ondas de hospitalizações e mortes", disse o diretor-geral da OMS, que insistiu na necessidade de vacinar os profissionais da saúde e idosos em todos os países.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.