Topo

Esse conteúdo é antigo

Com aumento nos casos de covid, OMS alerta para novas hospitalizações e mortes

Coronavírus no mundo, planeta, vírus, covid, covid-19, endemia, doença endêmica - iStock
Coronavírus no mundo, planeta, vírus, covid, covid-19, endemia, doença endêmica Imagem: iStock

20/07/2022 17h41Atualizada em 20/07/2022 17h57

Genebra, 20 jul (EFE).- Os casos globais de covid-19 dobraram no último mês e meio, passando de cerca de três milhões semanais para seis milhões atualmente, advertiu nesta quarta-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Um aumento de casos significa que pode haver mais hospitalizações e mortes nas próximas semanas", disse Tedros em entrevista coletiva, observando que a maioria das infecções atuais parece pertencer à sublinhagem BA.5 da variante ômicron, "de longe a mais contagiosa já conhecida".

O diretor da OMS afirmou que o vírus "continuará evoluindo e devemos estar preparados para o que ele traga", razão pela qual voltou a insistir na necessidade de não flexibilização na resposta à pandemia.

"Alguns países já desmantelaram partes de seu plano de resposta e com isso estão assumindo grandes riscos", disse.

Tedros acrescentou que "agora é o momento, quando os hospitais ainda não estão saturados, de abordar as carências no acompanhamento, imunização, profissionais da saúde e resiliência".

"Continuaremos a ver ondas de infecções, mas não queremos que também se transformem em ondas de hospitalizações e mortes", disse o diretor-geral da OMS, que insistiu na necessidade de vacinar os profissionais da saúde e idosos em todos os países.