Topo

Retrospectiva 2012: O ano em 2012 caracteres

Cortejo com o caixão do arquiteto Oscar Niemeyer sobe a rampa do Palácio do Planalto, em dezembro - Evaristo SA/AFP Photo
Cortejo com o caixão do arquiteto Oscar Niemeyer sobe a rampa do Palácio do Planalto, em dezembro Imagem: Evaristo SA/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

31/12/2012 06h00

Poucos dias depois de começar 2012, um acidente e suas consequências se estenderam por meses. O Costa Concordia naufragou e levou consigo 32 pessoas na Itália. A operação de resgate foi tão complicada que o navio segue encalhado no mesmo local do acidente.

Também trágicos foram casos como o da mulher que matou e esquartejou o marido, um rico empresário da Yoki, em São Paulo, e o de criminosos que comeram carne humana em Pernambuco.
 

Nem tudo foi tristeza. Houve a Olimpíada de Londres, os preparativos para a Copa no Brasil e eleições em diversos países, alguns pela primeira vez após a derrubada de regimes ditatoriais, como Líbia, Iêmen e Egito.

Principais eventos de 2012


Houve a reeleição de Obama nos Estados Unidos e de Hugo Chávez na Venezuela, enquanto a Europa viu reviravoltas na França e na Grécia.

No Brasil o pleito em 5.568 municípios ocorreu com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, o que tumultuou os resultados com candidaturas embargadas pela Justiça Eleitoral.

A disputa foi marcada por frases como “Vamos falar sobre São Paulo”, de Celso Russomanno, e “Vocês sabem que eu sou o segundo poste do Lula”, de Fernando Haddad.

O cenário político ainda ficou marcado por vetos no Código Florestal, pela criação da Comissão da Verdade e pelo julgamento do mensalão. O Judiciário fez História ao condenar 25 dos 37 acusados, inclusive José Dirceu e José Genoino.

Para nossa alegria, também apareceram alguns fenômenos na internet, que se desdobraram em paródias engraçadas.

Imagens fantásticas, descobertas científicas e bichos quase extintos demonstraram como falta muito para os mistérios do mundo serem compreendidos.

Ainda mais se considerarmos a maldade humana, que nos fez ver crianças correndo de um atirador em uma escola americana ou um rapaz que assassinou pessoas dentro de um cinema, também nos EUA.

Para lembrar as perdas de 2012, morreram personalidades carismáticas brasileiras, como Hebe Camargo, Chico Anysio, Oscar Niemeyer e Dona Canô.

Aperte os cintos, internauta: 2013 bate à porta para entrar.