Haddad recebe parlamentares, se alia a Lira e trabalha com o centrão

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (24). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Em campo, compartilhando os passes. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi ampliando seu capital político em etapas. Reportagem de Gabriela Vinhal e Felipe Pereira mostra como ele ativou o modo "de escuta" ainda na transição, antes da posse do presidente Lula, barganhou por conta própria com o centrão e agora divide as conquistas com os parlamentares.

Haddad abriu o gabinete para receber deputados e senadores, se aproximou do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e protagonizou o caminho para a formação de uma base aliada no Congresso. A prioridade era emplacar propostas econômicas para o país voltar a crescer. Além de Haddad, a ministra Simone Tebet também se destaca na disposição para negociar e compartilhar as vitórias com os congressistas.

TV Globo transmite Brasil x Panamá. Na madrugada desta segunda (24), o jogo entre Itália e Argentina na Copa do Mundo feminina terminou com a vitória das italianas por 1 a 0. O gol foi aos 42 minutos do segundo tempo, no estádio Eden Park, na Nova Zelândia, com público de cerca de 31 mil pessoas.

Acompanhe na tabela de UOL Esporte os resultados de Alemanha x Marrocos, com início às 5h30, e da estreia da seleção brasileira contra o Panamá, jogo marcado para as 8h, com transmissão na TV aberta pela Rede Globo e na TV paga pelo Sportv. De noite, às 23h, a Colômbia enfrenta a Coreia do Sul.

Tensão no grupo F, o do Brasil. Já embolou, desde domingo (23). "Empatamos contra uma equipe que deu tudo de si e não conseguimos marcar", admitiu o técnico da França, Hervé Renard, sobre o empate de 0 a 0 com a Jamaica. Heroica, a seleção jamaicana conquistou seu primeiro ponto em Copa do Mundo feminina.

A goleira Rebecca Spencer fez um desabafo após o empate e o ponto duramente conquistado: "Muita gente nos colocou para baixo nas últimas semanas". A França joga com o Brasil no próximo sábado (29) em busca da vitória que não conseguiu na estreia.

Terceiro lote da restituição. A Receita Federal abre às 10h de segunda (24) a consulta para o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O pagamento está previsto para 31 de julho, e serão contemplados cerca de 5,6 milhões de contribuintes.

Continua após a publicidade

Dessa vez, os valores serão devolvidos para contribuintes prioritários (idosos e professores, entre eles) e não-prioritários. Veja os canais para consultar a restituição e as datas dos próximos dois lotes. São cinco, no total.

Mijão é procurado pela Interpol. Foragido, Sérgio Luiz de Freitas Filho, o Mijão, é um dos 10 criminosos mais procurados do Brasil. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente (SP) classifica Mijão como o número 1, o principal integrante do PCC ainda em liberdade e um dos grandes negociadores de cocaína da facção, responsável por compra, transporte e armazenamento, escreve o colunista Josmar Jozino.

Em abril deste ano, a Justiça de Mato Grosso do Sul condenou Mijão por tráfico de drogas, mas concedeu ao traficante o direito de aguardar em liberdade a decisão definitiva da sentença.

Na Espanha, a direita vence sem maioria. O Partido Popular espanhol, liderado por Alberto Nuñez Feijó, conquistou no domingo (23) o maior número de cadeiras no Parlamento, 136, enquanto o PSOE, partido do atual primeiro-ministro, Pedro Sanchez, fez 122 deputados.

O Vox, de extrema-direita, ficou em terceiro lugar, com 33 vagas, 19 a menos do que tinha quatro anos atrás. Como nenhuma sigla obteve maioria absoluta, começam agora as negociações para formar a coalizão governista. Os eleitores espanhóis compareceram às urnas em maior número do que em 2019, mesmo com as altas temperaturas do verão europeu. Para o colunista Jamil Chade, a negociação difícil e a incerteza podem se arrastar por dias.

Sangue latino e fervente. O cantor e compositor Ney Matogrosso sensualizava no palco muito antes das fotos compartilhadas em redes sociais. No grupo Secos e Molhados, a androginia, os rostos pintados, as roupas escandalosas e a forma com que as músicas eram cantadas viraram marca registrada.

Continua após a publicidade

"Tinha uma ousadia que naquele momento não era possível", lembra Ney em entrevista a Splash. Lançado em 1973, durante a ditadura militar, o álbum Secos e Molhados está completando 50 anos. Foi uma revolução estética e sonora. Ney revela os conflitos da banda e como enfrentou as pressões da ditadura. Leia aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes