Incêndios atingem quase todas as regiões de SP e fumaça chega a Brasília

Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

* Incêndios em SP deixam 46 cidades em alerta máximo e cancelam voos. Até a tarde de ontem, 21 cidades estavam com focos ativos de queimadas em 8 das 11 regiões do estado, de acordo com balanço do governo. A área mais atingida é a de Ribeirão Preto, no nordeste do estado, onde as aulas da rede municipal foram suspensas hoje em vários municípios por causa do acúmulo de fuligem nos colégios. No sábado, diversos moradores tiveram que deixar suas casas em bairros e condomínios que ficaram cercados por fogo e uma tempestade de poeira. A fumaça dos incêndios se espalhou ontem pelo país com o avanço de uma frente fria e cobriu os céus de Brasília e de Goiás, provocando o desvio e o cancelamento de voos. O governo federal anunciou o envio de quatro aviões das Forças Armadas para ajudar no combate ao fogo. Leia mais.
***
PF abre mais de 30 investigações para apurar focos de incêndio no país. Após pedido do Ibama, a Polícia Federal informou que vai abrir inquéritos para apurar as circunstâncias dos focos de incêndio que vêm atingindo várias partes do país. O presidente Lula e a ministra Marina Silva tiveram ontem uma reunião no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, onde são monitorados os focos de queimadas, e a ministra disse que há mais de 30 investigações da PF para apurar as causas, a maior parte na Amazônia e Pantanal. Para São Paulo, a PF informou que mobilizou 15 delegacias no interior para investigar as possíveis causas das queimadas do estado.

* Israel e Hezbollah ampliam ataques, e guerra vive escalada 'alarmante'. Benjamin Netanyahu alegou 'autodefesa' e usou mais de cem jatos para destruir bases do Hezbollah no Líbano. Já o grupo extremista afirmou que disparou mais de 320 mísseis e drones contra as bases militares e centros do Mossad, em Israel. Na ONU, a tensão foi considerada "alarmante". Em uma declaração, o Escritório do Coordenador Especial das Nações Unidas para o Líbano e a Força Interina das Nações Unidas no país chamaram a situação de "preocupante". Após os bombardeios, o primeiro-ministro israelense disse que todos os projéteis lançados em direção a um alvo estratégico do país foram interceptados; o Hezbollah negou que a resposta israelense tenha comprometido o ataque, que foi uma retaliação ao assassinato do comandante Fuad Shukr, morto por Tel Aviv em julho.

* Endrick substitui Mbappé e marca em sua estreia no Real Madrid. Mbappé foi titular pela primeira vez em casa e Endrick fez sua estreia no clube entrando em campo aos 42 minutos do segundo tempo no lugar do francês. Ele precisou de apenas 10 minutos em campo para marcar e fechar o placar no Santiago Bernabéu contra o Valladolid. O atacante brasileiro fez o terceiro gol do Real, no último lance do jogo, que terminou em 3 a 0. A mídia espanhola exaltou o ex-jogador do Palmeiras, o jornal Marca escreveu que "Endrick roubou o dia de Mbappé".

* Preta Gil diz que câncer voltou em quatro lugares de seu corpo. A cantora, que teve um câncer no intestino há um ano, estava em período de reabilitação e remissão, mas exames periódicos apontaram que a doença voltou. Em sua conta em uma rede social, ela declarou que tem "dois linfonodos", "uma metástase que fica no peritônio e um nódulo no ureter". A cantora contou que já deu início ao tratamento de quimioterapia e pediu que os fãs continuem rezando por ela.

* Neva em Santa Catarina pela 2ª vez em duas semanas. A Defesa Civil do estado explicou que o fenômeno aconteceu por uma combinação das baixas temperaturas com a umidade. As regiões mais afetadas pelo frio são as do Planalto Sul. No sábado, nevou em Bom Jardim da Serra e Urubici. No domingo, os termômetros marcavam entre -2°C e 4°C na Serra Catarinense. Cidades como Urupema ficaram com as árvores cobertas de sincelo, nome dado ao gelo que fica suspenso nas árvores. Em São Paulo, os termômetros nesta segunda ficam entre 7°C e 14°C, e a umidade relativa do ar fica na casa dos 60%. Veja a previsão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes