Eletrobrás identifica desligamento em linha do Ceará antes do apagão

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (17). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Queda de energia sob investigação. A Eletrobras informou, na noite de quarta (16), que identificou o desligamento da linha de transmissão 500kV Quixadá-Fortaleza por atuação indevida do sistema de proteção antes do apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O desligamento teria acontecido milissegundos antes do apagão, que começou por volta das 8h15 de terça (15) e se estendeu até pouco antes das 15h.

Para a Eletrobras, o desligamento, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do problema. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não apontou ainda qual falha provocou o apagão. As investigações continuam.

Wassef tem celular apreendido. A Polícia Federal localizou o advogado Frederick Wassef num restaurante em São Paulo, na noite de quarta (16), e apreendeu o telefone do advogado. O carro também foi revistado pelos agentes. Na semana passada, Wassef não havia sido localizado durante os mandados de busca e apreensão para investigar operações suspeitas com joias destinadas ao governo brasileiro.

O colunista Reinaldo Azevedo escreve sobre Wassef e também sobre o novo advogado de Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Preso por fraude em vacinas, Cid está sendo investigado por crimes comuns, cujo foro não é o Superior Tribunal Militar. Leia aqui.

O que você quer ser quando crescer? Para além de uma rotina de cirurgias, picadas no braço, queda de cabelo e medicações fortes como a quimioterapia, as crianças e adolescentes com câncer brincam, estudam e pensam no futuro. Os melhores sonhos envolvem o processo de cura da doença. Reportagem de VivaBem conversou em São Paulo com pacientes atendidos no Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

Luisa, aos três anos, quer ser veterinária. Para cuidar dos bichinhos. Thayla, 11, alterna entre pediatra e psicóloga para a profissão da vida adulta. Joaquim, 8, quer jogar bola, e Breno, 11, também enxerga um futuro no futebol, jogando, falando ou escrevendo. "Tipo Casimiro", explica, referindo-se ao streamer Casimiro Miguel. Leia aqui.

Alvarás de soltura nas mãos do crime. Preso em 2 de agosto, o hacker Walter Delgatti depõe nesta quinta (17) à CPI dos atos golpistas um dia depois de novo depoimento à Polícia Federal. O advogado Ariovaldo Moreira, que defende Delgatti, disse na quarta (16) que foram apresentadas novas provas de que o hacker recebeu pagamentos de cerca de R$ 40 mil reais (a maior parte em espécie) da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Continua após a publicidade

As coisas que Delgatti já admitiu à PF são de uma gravidade atroz. Ele conseguiu invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e expediu falsos alvarás de soltura "em favor de internos do sistema prisional brasileiro", segundo a PF, com data de 4 de janeiro. Entre os beneficiados pelos alvarás estão autores de crimes hediondos (como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro) em Novo Hamburgo (RS), Cuiabá (MT) e Brasília. Gente barra pesada. Isso aconteceu antes de 8 de janeiro. Delgatti confessou ter agido sob ordens de Zambelli, a deputada que na véspera da eleição perseguiu um jornalista negro com arma em punho, em posição de tiro, pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo. A barbárie armada de quatro anos de bolsonarismo congeladas numa cena. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro será indiciado no relatório final da CPI.

Luisinho, a voz que brilha na Copa feminina. No streaming da CazéTV, o narrador Luis Felipe Freitas é a principal voz dos jogos da Copa do Mundo feminina. "Me sinto privilegiado de estar à altura desse desafio e adrenalizar o jogo ao máximo", afirma.

Aos 35 anos, Luisinho está no terceiro Mundial de futebol e quer ser referência em outros esportes. A CazéTV comprou os direitos de transmissão para todos os 64 jogos do Mundial na Austrália e Nova Zelândia. As australianas perderam na quarta (16), levaram o estádio às lágrimas, e na final do domingo (20), em Sydney, vão se enfrentar Espanha e Inglaterra. Para as inglesas, serão duas finais em pouco tempo, contando a Eurocopa.

Bolsa em queda em agosto. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, registrou na quarta (16) a 12ª queda consecutiva. Trata-se de um recorde histórico. Em 1984, a desvalorização se deu por 11 dias seguidos. Enquanto a aprovação do novo arcabouço fiscal emperra na Câmara dos Deputados, problemas como a desaceleração da economia chinesa e o rebaixamento da nota de crédito dos EUA criam novos motivos para afastar os investidores do mercado de ações.

André Sanson, diretor de gestão de ativos, explica que a alta dos juros nos EUA e a queda da taxa Selic no Brasil tornaram a operação "carry trade" menos atraente para investidores estrangeiros. No mês, a queda da Bolsa é de 5,21%. No ano, ainda está em alta, de 5,34%. Veja quais ações estão em alta na Bolsa com o corte da Selic.

Estreias no streaming mostram crimes brutais. A linguagem da violência dentro de casa, em São Paulo, e nas ruas do sertão brasileiro são tema do documentário Isabella: o caso Nardoni (Netflix) e da série Cangaço Novo (Prime Video) que estreiam nesta semana. A menina Isabela foi morta na casa do pai e da madrasta, em 2008. A brutalidade doméstica que revoltou o país ganha olhares inéditos da mãe e dos avós de Isabella. Reportagem de Splash entrevistou os diretores Claudio Manoel Micael Langer, que mergulharam na polícia científica para entender como a investigação levou ao pontos de virada que permitiram a condenação do criminosos. Ana Carolina Oliveira, que perdeu a filha, é hoje mãe de duas crianças: leia a entrevista em Universa.

Continua após a publicidade

Cangaço Novo, exibido no Festival de Cinema de Gramado, leva para o streaming a história de um bancário que recupera suas raízes no Ceará quando busca uma herança e duas irmãs, uma delas atuante em gangue de ladrões de banco. Para o programa Plano Geral, os atores Allan Souza Lima e Alice Carvalho falaram sobre a imersão na geografia nordestina e a preparação física para cenas de ação e violência junto a personagens bandidos e policiais corruptos. "As pessoas dizem que no sertão tem um sol para cada um", lembra Allan.

Deixe seu comentário

Só para assinantes