Kamala Harris tem algo a ensinar à esquerda brasileira?

Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

Kamala Harris encerrou uma animada convenção democrata, em que grandes nomes do partido (Joe Biden, os casais Obama e Clinton, Tim Walz, Alexandria Ocaso-Cortez, Nancy Pelosi, Pete Buttigieg e outros) e até de fora dele (Oprah Winfrey) cumpriram uma coreografia estudada de discursos para empolgar o eleitor americano. Em contraste com o evento republicano, concentrado exlusivamente em Donald Trump, mostrou um trabalho de equipe. O resultado deve aparecer em pesquisas dos próximos dias, e o desafio da candidatura, agora, é manter o ímpeto até novembro.

Fernanda Magnotta analisa a estratégia dos democratas, que tenta retirar de Trump a identificação com o cidadão comum. "A narrativa que Harris construiu oferece, a partir de agora, uma crítica poderosa que pinta Trump como um homem desconectado da realidade do americano médio, 'fora de controle' e incapaz de liderar uma nação complexa como os Estados Unidos", diz.

Raul Juste Lores extrai da ex-procuradora de Justiça na Califórnia uma lição para a esquerda brasileira: a capacidade de lidar de frente com o tema da segurança pública. "Só entre Lula e Dilma foram anunciados cinco diferentes planos nacionais de segurança (o sexto deve ser lançado agora), mas ninguém lembra de qualquer efeito concreto deles. Alguns dizem que furto de supermercado, de celular, nem deveriam ser penalizados. Imagine como isso cai nos ouvidos do dono da quitanda ou do boteco que é roubado, muitas vezes, a mão armada", escreve.

Outros olhares

Podcast A Hora: Marçal desafia Bolsonaros, emendas parlamentares e mais. Leia mais

Julio Gomes: Convocação de Estêvão para a seleção brasileira é prematura, mas necessária. Leia mais

Continua após a publicidade

Walter Casagrande Jr.: Estêvão e Luiz Henrique na seleção me enchem de entusiasmo e expectativa. Leia mais

Milly Lacombe: Palmeiras deveria revelar o nome do torcedor que expôs pênis à botafoguense. Leia mais

Juca Kfouri: Umberto Eco e a invasão dos imbecis. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes