X fora do ar melhora ambiente, mas mais transparência faria bem
Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Alexandre de Moraes mandou tirar o X da tomada no Brasil. "Uma decisão amarga, mas necessária", diz Leonardo Sakamoto. O colunista explica por que vê amargor na medida, mas encontra algo para celebrar: "Há um efeito colateral positivo nessa tragédia toda, que é a redução no montante de ódio e intolerância que vai circular durante as eleições".
O diabo, o próprio Sakamoto aponta, é que a decisão alimenta a fogueira daqueles que defendem a liberdade de expressão desde que seja a própria.
Josias de Souza tem uma sugestão que serviria para, pelo menos, desarmar um pouco das teorias conspiratórias: "Elon Musk estaria pregando num Saara virtual se, a essa altura, já estivesse exposta à luz do sol a relação de todos os perfis que Alexandre de Moraes mandou desligar da tomada. O bilionário do X ficaria sem assunto se, junto com os nomes, fosse à vitrine a fundamentação de cada exclusão e um lote de boas justificativas para manter os perfis fora do alcance dos donos indefinidamente".
- Leonardo Sakamoto: Efeito colateral da suspensão do X será menos ódio circulando na eleição
- Josias de Souza: Se Alexandre voltasse a ser Moraes, Musk não teria Xandão para chutar
Outros olhares
Reinaldo Azevedo: X fora do ar. Ou bem se defende a lei ou bem se é "musketeiro" sem-vergonha. Leia mais
A Hora: Pablo Marçal e a autofagia da extrema direita; Tabata, queimadas e mais (em vídeo). Leia mais
Deixe seu comentário