Topo

Mercado de IPOs na região Ásia-Pacífico vai retomar fôlego em 2017 puxado por setor financeiro chinês

30/12/2016 10h29

Por Elzio Barreto

HONG KONG (Reuters) - As ofertas de ações na Ásia excluindo o Japão vão melhorar em 2017 das mínimas em três anos registradas em 2016. O movimento será impulsionado por listagens de empresas financeiras na Grande China, incluindo o IPO da maior empresa de tecnologia financeira do mundo e um novo renascimento de ofertas na Índia, afirmaram executivos de bancos e investidores.

Uma listagem de até 5 bilhões de dólares da chinesa Lufax e potenciais IPOs (oferta pública inicial de ações) do braço de financiamento online do Alibaba e da Sinopec Marketing em Hong Kong deverão ajudar a reverter o declínio de 22,5 por cento este ano nas operações de mercado de capitais na região Ásia-Pacífico.

O fluxo de negócios deverá receber um impulso do movimento recente da China continental para relaxar as aprovações de IPOs para ajudar a controlar o rápido acúmulo de dívida corporativa no país e amortecer sua economia em desaceleração.

Os reguladores "continuarão dando a um monte de empresas, especialmente os bancos, a liquidez para ajudar a economia" na China, disse Ringo Choi, líder de IPO Ásia-Pacífico na consultoria EY.

"Com uma forte gama de empresas prontas para listar e a confiança dos investidores não sendo afetada por choques políticos em outras partes do mundo, esperamos que as bolsas da Grande China permaneçam como os mercados mais ativos do mundo para IPOs em 2017."

A atividade da oferta de ações na Ásia-Pacífico caiu em 2016 devido ao fraco desempenho de IPOs, enquanto as empresas listadas reduziram as ofertas secundárias por causa da volatilidade dos mercados. Os 207,4 bilhões de dólares de ofertas de ações representatam o menor volume de recursos desde os 159 bilhões levantados em 2013, segundo dados preliminares da Thomson Reuters.

(Por Elzio Barreto)