Topo

Bolsonaro defende indicação de Mandetta apesar de investigação: "não é nem réu ainda"

20/11/2018 17h25

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), defendeu nesta terça-feira (20) o nome do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) para assumir o Ministério da Saúde em seu governo, apesar de ele ser investigado por suposta fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois. Bolsonaro ressaltou que a indicação foi da bancada da saúde na Câmara dos Deputados e de entidades do setor.

"Olha só, tem uma acusação contra ele em 2009 se eu não me engano, não deu um passo esse processo ainda, não é nem réu ainda", disse o presidente eleito em breve conversa com jornalistas nesta terça. "O que está acertado entre nós? Qualquer denúncia ou acusação que seja robusta não fará parte do nosso governo", prometeu.

Leia também:

O deputado vinha sendo cogitado para a pasta, mas não havia sido confirmado pela revelação de que estaria sendo investigado por suposta fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico quando era secretário de Saúde em Campo Grande (MS), sua cidade natal.

Auditoria feita pela CGU (Controladoria-Geral da União) em 2014 apontou que, apesar de o pagamento estar praticamente finalizado, o sistema contratado não havia sido instalado nas unidades de saúde.

A PF concluiu que há indícios de que o deputado cometeu crimes pelos quais estava sendo investigado. Até o momento, no entanto, não houve denúncia do Ministério Público. O caso estava no STF (Supremo Tribunal Federal), mas foi remetido à Justiça Federal do estado depois da decisão do STF sobre a restrição do foro privilegiado a parlamentares.

Em relação às investigações em Mato Grosso do Sul, o futuro ministro da Saúde aparentou tranquilidade e afirmou que, antes mesmo de seu nome começar a ser citado para o cargo, conversou com Bolsonaro.

“Sempre quando esse isso ocorre [investigações], a gente se sente muito desconfortável, mas quem é uma pessoa pública tem que se submeter a essas situações. Eu estive com o presidente antes de todo esse anúncio, antes de ventilarem o meu nome. Levei a ele o meu nome e disse a ele: 'veja com a sua equipe'. Hoje em dia, no Brasil, a gente vive esse drama de dizer que uma pessoa está sendo investigada. Não sou réu, não tenho nem a condição de saber quais são as eventuais culpabilidades a mim impostas”, disse Mandetta.

A indicação de Mandetta para o Ministério da Saúde foi confirmada hoje pelo presidente eleito durante reunião com a Frente Parlamentar da Saúde, da qual Mandetta faz parte, e com a Associação das Santas Casas.

"Eu acolhi a indicação dessas entidades, que querem em nome de uma saúde realmente diferente”, disse o presidente eleito.

Questionado sobre a possibilidade de pedir ao presidente Michel Temer (MDB) para que a nomeação do economista Roberto Campos Neto para o comando do Banco Central seja realizada ainda este ano, o presidente eleito disse que terá que discutir o assunto com o seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Campos Neto escolhido pela equipe de Bolsonaro para comandar o BC a partir do próximo ano, mas sua indicação tem que passar pelo crivo do Senado Federal.

Bolsonaro anuncia Luiz Henrique Mandetta como ministro da Saúde

UOL Notícias