Topo

É improvável que Coreia do Norte abra mão de armas nucleares, diz chefe de espionagem dos EUA

29/01/2019 14h28

WASHINGTON (Reuters) - É improvável que a Coreia do Norte abra mão de sua capacidade de fabricação de armas nucleares apesar de recentes medidas que indicam estar aberta para tais ações, disse nesta terça-feira o diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, Dan Coats.

A avaliação de Coats, em depoimento perante um painel do Senado dos EUA, confronta a feita pelo presidente Donald Trump sobre o comprometimento da Coreia do Norte com desnuclearização desde seu encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em junho.

Coats disse que a Coreia do Norte suspendeu o comportamento provocativo relacionado à armas de destruição em massa, não conduziu qualquer teste com míssil nuclear em mais de um ano e desmontou uma de suas instalações nucleares.

E Kim continua a demonstrar abertura para a desnuclearização da península coreana, disse Coats em depoimento ao Comitê de Inteligência do Senado norte-americano.

"Tendo dito isto, avaliamos atualmente que a Coreia do Norte vai buscar manter suas capacidades de armas de destruição em massa e é improvável que abra mão completamente de suas armas nucleares e capacidades de produção, porque seus líderes em última instância veem as armas nucleares como críticas para sobrevivência do regime", disse Coats.

"Nossa avaliação é reforçada pelas nossas observações de alguma atividade que é inconsistente com a total desnuclearização", disse.

(Reportagem de Doina Chiacu e Patricia Zengerle)